O que é um Projeto de Pesquisa?
Por onde iniciar um Trabalho Científico?
Primeiro: Planejamento da Pesquisa
(PROJETO) - verbos no futuro
Segundo: Execução da Pesquisa
RELATÓRIO DE PESQUISA - verbos no passado
O Projeto de Pesquisa é um conjunto sistematizado de idEias que visa mapear, orientar e guiar um caminho a ser seguido e construído no próprio caminhar.
Referência teórico-metodológica que pode representar um ponto de partida para uma possível chegada num determinado lugar.
É uma carta de intenções, onde se coloca como aprendiz e como conhecedor do “objeto de estudo” que se pretende abordar.
Pesquisador: Cultivar curiosidade, entusiasmos, autonomia, poder de decisão, habilidade e competência e ambição!
A Escolha do Tema
O tema é relevante?
Um aspecto/ área de interesse assunto que desejo provar/desenvolver.
Assunto interessante para o pesquisador...
Fontes de assuntos: vivência diária, questões polêmicas, reflexão, leituras, conversações,debates, discussões, linhas de pesquisa ligadas ao curso de nutrição da UNISUL e ao Campo de Estágio.
De acordo com José Artur Teixeira Gonçalves, não raro o assunto de pesquisa é confundido com o tema. O primeiro é mais abrangente, comportando diversas possibilidades de recorte, enquanto que o segundo consiste naquilo que o pesquisador pretende abordar com parâmetros precisos em sua pesquisa.
Diversos estudantes ou pesquisadores podem abordar um mesmo assunto, o que não significa que todos tratarão do mesmo tema. Podemos dizer que o tema é o assunto delimitado.
Depois de escolhido o assunto de pesquisa é preciso ainda afunilá-lo, circunscrevê-lo. Para ajudar nesta etapa, podemos estabelecer alguns critérios para a delimitação do tema.
Um primeiro critério é o espacial (GIL, 2004). Por ser a pesquisa social eminentemente empírica, é preciso delimitar o locus da observação, ou seja, o local onde o fenômeno em estudo ocorre. Um estudo que trate da violência urbana, por exemplo, pode comportar diversos recortes espaciais (um município, uma área metropolitana, uma região, etc). Certo é que o parâmetro espacial escolhido implicará no resultado dos dados obtidos e nas conclusões do estudo.
Outro critério de delimitação é o temporal (GIL, 2004), isto é, o período em que o fenômeno a ser estudado será circunscrito. Podemos definir a realização da pesquisa situando nosso objeto no tempo presente, ou recuar no tempo, procurando evidenciar a série histórica de um determinado fenômeno. Uma investigação sobre micro-empresas, por exemplo, pode situar-se no momento corrente, durante um período abrangido por um determinado plano econômico (Real ou Cruzado, p.ex.) ou ainda nos últimos 10 ou 15 anos.
Tudo depende, é claro, do objetivo do pesquisador em elaborar o dado recorte.
A delimitação deve se ater, para usar a terminologia da Victor Franz Rudio, à definição do "campo de observação" (RUDIO, 1985). Este comporta, além do local (recorte espacial) e circunstâncias (recorte temporal), a população a ser estudada.(população e amostra)
Diante desses critérios, tratemos então de definir o nosso campo de observação, visando elaborar um projeto assentado sobre tema consistente e preciso.
Fonte: http://metodologiadapesquisa.blogspot.com/2008/10/delimitao-do-tema.html
Diversos estudantes ou pesquisadores podem abordar um mesmo assunto, o que não significa que todos tratarão do mesmo tema. Podemos dizer que o tema é o assunto delimitado.
Depois de escolhido o assunto de pesquisa é preciso ainda afunilá-lo, circunscrevê-lo. Para ajudar nesta etapa, podemos estabelecer alguns critérios para a delimitação do tema.
Um primeiro critério é o espacial (GIL, 2004). Por ser a pesquisa social eminentemente empírica, é preciso delimitar o locus da observação, ou seja, o local onde o fenômeno em estudo ocorre. Um estudo que trate da violência urbana, por exemplo, pode comportar diversos recortes espaciais (um município, uma área metropolitana, uma região, etc). Certo é que o parâmetro espacial escolhido implicará no resultado dos dados obtidos e nas conclusões do estudo.
Outro critério de delimitação é o temporal (GIL, 2004), isto é, o período em que o fenômeno a ser estudado será circunscrito. Podemos definir a realização da pesquisa situando nosso objeto no tempo presente, ou recuar no tempo, procurando evidenciar a série histórica de um determinado fenômeno. Uma investigação sobre micro-empresas, por exemplo, pode situar-se no momento corrente, durante um período abrangido por um determinado plano econômico (Real ou Cruzado, p.ex.) ou ainda nos últimos 10 ou 15 anos.
Tudo depende, é claro, do objetivo do pesquisador em elaborar o dado recorte.
A delimitação deve se ater, para usar a terminologia da Victor Franz Rudio, à definição do "campo de observação" (RUDIO, 1985). Este comporta, além do local (recorte espacial) e circunstâncias (recorte temporal), a população a ser estudada.(população e amostra)
Diante desses critérios, tratemos então de definir o nosso campo de observação, visando elaborar um projeto assentado sobre tema consistente e preciso.
Fonte: http://metodologiadapesquisa.blogspot.com/2008/10/delimitao-do-tema.html
***************A importância do ENSINO com PESQUISA
Trailer do DVD - Educar pela Pesquisa - da coleção Educação pela Pesquisa - ATTA Mídia
O Projeto de Pesquisa suscitar as seguintes perguntas:
O QUE fazer? O QUE pesquisar?
Definição do Problema
Definição da Base teórica Conceitual
Definir claramente o Problema e delimitá-lo em termos de tempo e espaço.
Projeto de Pesquisa
ELEMENTOS PRÉ TEXTUAIS: (folhas contadas sem numeração impressa – menos a capa)
CAPA (c/ título) – modelo manual
FOLHA DE ROSTO
SUMÁRIO (caminho)
ELEMENTOS TEXTUAIS
1 INTRODUÇÃO (O QUE – vai ser pesquisado?) (delimitação do tema)
Apresentação, contextualização e delimitação do Tema/campo de estudo/recorte (local, sujeitos).
Feita investigação prévia para selecionar o tema
Considerar a realidade do local e necessidade da comunidade
Mostrar o interesse particular e profissional (teórico-prático, leituras)
Contribuição para o crescimento da área.
Ao final da introdução o problema apresenta-se em forma de pergunta ou questões a investigar.
Justificativa - POR QUE PESQUISAR?
Mostrar/convencer da importância de investir neste tema.
Por que você resolveu estudar esse tema? Qual o seu interesse!
Demonstrar aspectos teóricos importantes avanço da ciência (profissionais, institucionais, sociais)
O tema é relevante? Por que?
Quais as vantagens e benefícios da proposta?
Buscar trabalhos semelhantes ou idênticos, pesquisas e publicações na área para justificarTerminar com Pergunta de Pesquisa (o tema em forma de pergunta)
OBJETIVOS - O QUE e PARA QUE pesquisar?
O que se vai fazer e o que se pretende alcançar com a pesquisa?Objetivo Geral: Qual o propósito da pesquisa?
Objetivos Específicos: Abertura do objetivo geral em outros menores (possíveis capítulos) – Ação!)
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL (um)
Um parágrafo que diga o que se vai fazer e o se quer atingir/chegar com a pesquisa (inicia com verbos)
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS(vários)
Especificações do geral em termos de demonstrar as ações.
Tornar operacional, o que será realizado!
ALGUNS VERBOS PARA A FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS:
Conhecimento: Apontar, definir, enunciar
Compreensão: Descrever, discutir, identificar
Aplicação: Aplicar, demonstrar, interpretar
Análise: Analisar, provar, experimentar
Avaliação: Apreciar, avaliar, selecionar
3 REFERENCIAL TEÓRICO
Projeto - fazer uma abordagem inicial do tema/recorte a ser pesquisado de acordo com os autores (sub-títulos).
Revisão da literatura existente...(documentos científicos em base de dados/revistas indexadas) utilizar de preferência autores primários.
Não fazer uma colcha de retalhos.
Cuidado com plágio, pois se seu trabalho for cópia, você poderá ser processado!
Citação indireta - idEias - colocar sobrenome autor e data (SANTOS, 1997).
Citações diretas - colocar sobrenome autor, data e página (SANTOS, 1997, p. 133).
Quando a citação tiver menos de 3 linhas, vai no texto, com aspas, e com mais de três linhas recuar o texto, espaço simples e letra 10.
Referencial teórico
Uma escolha - marcada por problemas específicos de quem escreve, pelos vários encontros que esta pessoa tem com as obras dos autores.
Sobre o mesmo assunto escrito, o viés de cada pessoa que escreve é diferente, porque as ESCOLHAS são diferentes.
Uma escolha - marcada por problemas específicos de quem escreve, pelos vários encontros que esta pessoa tem com as obras dos autores.
Sobre o mesmo assunto escrito, o viés de cada pessoa que escreve é diferente, porque as ESCOLHAS são diferentes.
4 MÉTODO: COMO pesquisar?
Procedimentos Metodológicos:
Que tipo de Pesquisa? Normas da ABNT/Livro UNISUL/BLOG
Onde fazer? (local/campo da pesquisa/sujeitos da pesquisa)
Como fazer?
De que modos abordar a realidade?
Com quais instrumentos coletar os dados?
Como descrever os dados/analisá-los?
(Deve ter relação com os objetivos específicos)
Abordagem metodológica
Pesquisador explicar onde, como vai acontecer a pesquisa, com ajuda dos autores de Metodologia da Pesquisa
MÉTODO - caminho para chegar a um fim.
Obs: ver diferenças entre tabela, quadro, gráfico.
Explicar como a pesquisa vai se desenvolver:
4.1 CARACTERÍSTICA DA PESQUISA (abordagem qualitativa e/ouquantitativa/Tipologia)
4.2 LOCAL E PARTICIPANTES DA PESQUISA (incluir questões éticas) - local, tipo, o número de pessoas entrevistadas/observadas, dias, semanas, meses, enfim, tudo que possa dar compreensão de como será realizada a pesquisa.
4.3 COLETA E ANÁLISE DOS DADOS (que técnicas, instrumentos, parâmetros utilizará para coleta e análise dos dados – sem colocar resultados).
RECURSOS FINANCEIROS: Com que fazer?
(Este item não constará deste projeto)
Os recursos necessários: humanos, financeiros, materiais.
Com quanto fazer? – Orçamento
Como pagar?- Verba, fomento de pesquisa....
Quem vai fazer? - Equipe
5 CRONOGRAMA - QUANDO Pesquisar?
Disposição gráfica do Tempo usará para realização do Pré Projeto
Forma de quadro: exemplo a seguir...
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
REFERÊNCIAS
Conjunto de elementos de uma obra escrita que permite a sua identificação.
Atenção desde o início projeto, tudo que for utilizando/lendo - relacionar para que não esqueça. Não deixar para o fim...
Referências - tudo aquilo que for citado no projeto.
Colocar em ordem alfabética
Livro: SOBRENOME, inicial do nome autor (autores). Nome da Obra (em negrito). Local: Editora, data.
Internet: SCHIMDT, Flávio. O gerenciamento eletrônico de documentos. Lisboa: PLL Informática, 1999. Disponível em: www.pll.pt/dlppnet. Acesso em: 9 ago. 1999.
Que referências usar?
Descrição precisa da fonte de informação, utilizando-se de normas específicas, a exemplo da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (ver BIBLIOTECA
UNISUL)
www.capes.gov.br
www.bireme.br
www.scielo.org
www.pubmed.com
www.cochrane.bireme.br
www.scirus.com
www.eps.ufsc.com.br
APÊNDICES E ANEXOS
APÊNDICE - Texto ou documento elaborado pelo autor, com o intuito de complementar sua argumentação. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Devem ser enumerados, identificados e referenciados no texto (geralmente no método).
Exemplo: APÊNDICE A - Questionário aplicado aos professores.
ANEXO - Não elaborado pelo autor, que documenta, esclarece, prova ou confirma as idéias expressas no texto.
Exemplo: ANEXO A - Plano de Carreira da Empresa.
********************
Resumindo, um Projeto deve conter:
Capa com TÍTULO
FOLHA DE ROSTO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO com Delimitação do Tema, Justificativa e Pergunta de Pesquisa)
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
3 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 SUB TÍTULOS.....(com conceitos de autores e pesquisas em cada sub item)
4 MÉTODO
4.1 CARACTERÍSTICA DA PESQUISA
4.2 LOCAL E PARTICIPANTES DA PESQUISA
4.3 COLETA E ANÁLISE DOS DADOS
4 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS
APÊNDICES (colocar os procedimentos técnicos a serem utilizados)
ANEXOS(colocar os procedimentos técnicos a serem utilizados)
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